urosElevadores

Normas

NORMA


Mais de 350mil elevadores estão em operação e mais de 70% foram construídos e instalados baseados em normas que hoje não estão mais vigentes. A norma de fabricação de elevadores elétricos de passageiros em vigor no Brasil é a NBR NM 207/99, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os Elevadores que foram instalados anterior a essa norma, atendia os níveis de segurança da época, porem muito abaixo dos níveis da norma atual.
A seguir, realizamos algumas descrições de alguns itens da norma que mais influenciam quando o assunto é SEGURANÇA:

Casa de Maquinas

Protetor de Polia de Tração

Norma Técnica: NM 207/1.999 – Item 9.6

Tem como finalidade a proteção dos técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por distrações e esbarrões na polia, nos cabos de aço ou em qualquer parte que possa movimentar na polia de tração.
Protetor de polia do limitador de velocidade

Norma Técnica: NM 207/1.999 – Item 9.6

Por se tratar de um equipamento que tem a finalidade de girar em alta velocidade, o protetor de polia do limitador de velocidade também é usado para proteger a integridade física dos técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por contado no cabo de aço ou em qualquer parte móvel do limitador de velocidade.
Luz de emergência da casa de máquinas

Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.16

Deve haver instalada dentro da casa de máquinas uma fonte de iluminação de emergência automaticamente recarregável, com a finalidade de garantir a iluminação do ambiente em situação de falta de energia.
Cabina

Luz e alarme de emergência na cabina

Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.16

Em caso de Falta de energia a Luz de Emergência da Cabina fica responsável por manter a iluminação da cabina e o usuário poderá acionar o dispositivo de sirene no topo da cabina, informando a exata posição do elevador.
Barreira Eletrônica

Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.7

Também conhecida como Régua Eletrônica, trata-se de um sensor responsável por identificar obstruções no vão da porta evitando que a mesma, feche caso haja alguma pessoa ou objeto.
Guarda corpo no topo da cabina

Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.12.1.

Nas cabinas devem possuir guarda corpo na parte superior da cabina (topo da cabina). Esse equipamento de segurança exigido para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções.
Botoeira de inspeção

Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 8.3.

Instrumento usado quando há a necessidade de manobrar o elevador pelo poço durante um conserto ou uma ação de manutenção, o técnico terá nesse dispositivo total controle do equipamento fazendo com que execute trabalhos com mais precisão e segurança.
Poço

Escada de acesso ao fundo do poço

Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 5.7.

Ao entrar ao fundo do Poço, a escada tipo marinheiro proporciona uma maior segurança no acesso dos técnicos ao recinto.
Iluminação e emergência no fundo do poço – Chave P.A.P.

Norma Técnica: NM 207/1.999 – item 5.7.

A chave P.A.P. (parada de acesso ao poço) é um dispositivo indispensável, instalado no fundo do poço, responsável por realizar parada do elevador proporcionando condições seguras de acesso durante os serviços de manutenção e de emergência.

A norma também estabelece que casa de máquina, encima da cabina e fundo do poço tenha sinalização de advertência indicando aos técnicos procedimentos corretos a serem tomados, sempre visando o aumento da segurança de quem realiza a manutenção.

Contatos

Para informações gerais, entre em contato com o nossa Central de Atendimento no telefone 0800 038 4565, que direcionará sua chamada para o departamento relevante dos elevadores Auros Elevadores. Alternativamente, por favor, use nosso formulário de contato à baixo e um dos membros da equipe entrará em contato com você em breve.

Deixe sua mensagem, em breve retornaremos contato!

Localização


Agende, e faça-nos uma visita!

Av. Barão Homem de Melo, 3382, 4º andar, Estoril - BH/MG

Administrativo: (31) 3567-6555

Central de Atendimento: 0800 038 4565